Fundada em 7 de março de 2016, a Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (ANAFE), maior entidade representativa da Advocacia Pública Nacional, trabalha para que a carreira alcance o patamar condigno de sua importância para o Estado brasileiro.

Atualmente, a Entidade é composta por mais de 4 mil associados, entre ativos e aposentados, todos Membros da Advocacia-Geral da União (AGU). Esses profissionais, que compõem as carreiras de Advogados da União, Procuradores Federais, Procuradores da Fazenda Nacional e Procuradores do Banco Central, são por determinação constitucional responsáveis pela representação judicial e pela orientação jurídica de 156 autarquias e mais de 30 ministérios que formam o Poder Executivo Federal, representando também judicialmente os Poderes Legislativo e Judiciário.

A meta é alcançar uma única voz associativa entre as carreiras da Advocacia Pública Federal com a finalidade de constituir uma AGU mais forte e independente, que atue em consonância com os anseios de seus associados e da sociedade.

A importância da atuação da Associação se dá não somente em defesa de seus membros, como também, em defesa do Estado e da sociedade.

Presidente: Marcelino Rodrigues Mendes Filho

https://anafenacional.org.br/

 

anafe 1